Observatório do Ensino-aprendizagem da Escrita no Semiárido
Líderes: Cosme Batista dos Santos / Naza Mariano
Descrição: O observatório do ensino-aprendizagem da escrita no semiárido está organizado a partir das seguintes linhas: 1. A produção escrita na formação universitária de professores Emenda: Investigar a autoria e a identidade enunciativa na escrita de professores e professoras em contextos de educação universitária. 2. O ensino-aprendizagem da escrita em contextos de educação intercultural: Ementa: o grupo estuda as políticas públicas de leitura e produção escrita destinadas aos grupos ditos minoritários no sertão semiárido nordestino.
Área: Lingüística
Instituição de Financiamento: UNEB
Educação contextualizada, cultura e território
Líderes: Edmerson dos Santos Reis / Edilane Carvalho Teles
Descrição: Desenvolver estudos e pesquisas que coloquem em evidência o fenômeno da Educação contextualizada pautada pela perspectiva da Convivência com o semiárido Brasileiro. Gerar conhecimentos contextualizados com o Semi-Árido baiano aprendendo com as práticas pedagógicas/educativas e organizacionais desenvolvidas pelos diferentes grupos sociais (educadores, movimentos sociais, ONG´s, entre outros)que tem contribuído decisivamente para a compreensão da riqueza e da diversidade do território do Seminário Brasileiro.
Área: Educação
Instituição de Financiamento: UNEB
Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Líderes: Edonilce da Rocha Barros / Josemar da Silva Martins
Descrição: Espera-se como resultados das pesquisas do grupo demonstrar a diversidade de grupos e dos interesses sociais, culturais, políticos, ambientais e econômicos no contexto do Semiárido, de forma a se tornarem geradores e estimuladores do desenvolvimento sustentável; aprofundar o debate e a reflexão acadêmica sobre as principais teorias sociais contemporâneas que tratam do desenvolvimento territorial sustentável, contemplando a compreensão da nova visão complexa da ruralidade contemporânea no Brasil que não pode ser concebida de forma isolada ou independente da dinâmica mais ampla, que nas sociedades modernas tem nas cidades a sua fonte impulsionadora. Pretende também reafirmar que os espaços rurais e as cidades embora diferentes são interdependentes e complementares. Por fim, via processos educativos o grupo deve pautar conteúdos de políticas públicas que não interfira e desestruture as culturas e formas de vida dos povos do sertão, isto é, o seu “bem viver”.
Área: Sociologia
Instituição de Financiamento: UNEB
Corpoética
Líderes: João José de Santana Borges
Descrição: Este Grupo de Pesquisa atua em três frentes de trabalho: 1) Grupo de estudos interdisciplinares sobre o corpo, com ênfase na reflexão sobre corpo/saúde/meio ambiente nas abordagens de disciplinas afins à comunicação social, como a sociologia e a antropologia; 2) Pesquisa de campo, de cunho etnográfico, em um Centro de Terapias Naturais, de matiz popular. E junto a esse Centro, localizado no bairro João Paulo II (Juazeiro-BA), o grupo desenvolve atividades de extensão, com oficinas vinculadas ao yoga e outras abordagens corporais; 3) O Corpoética realiza semanalmente oficinas de yoga em duas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública do município de Juazeiro, através do projeto de pesquisa financiado pela FAPESB, edital 028/2012: Inovação em práticas educacionais.
Área: Comunicação
Instituição de Financiamento: UNEB
Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa – GEPHEPP
Líderes: José Roberto Gomes Rodrigues
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa (GEPHEPP) é constituído por três linhas de investigação: uma linha denominada de História da educação: formas de escolarização, ensino e disciplinas escolares, que contempla as questões relacionadas com a história da educação na Bahia, as formas de escolarização e instituições escolares; bem como às questões relativas ao ensino de história da educação e à história das disciplinas escolares; outra linha com a denominação de “Pedagogia da pesquisa”; e a terceira linha sobre “Avaliação educacional”. O objetivo mais amplo é construir no âmbito do Departamento de Ciências Humanas do Campus III – UNEB, condições institucionais para a produção conjunta de projetos e de estudos sobre a história da educação, sobre as formas de escolarização e a pedagogia da pesquisa nas perspectivas sócio-histórica e educacional com vistas, sobretudo, ao estimulo às reflexões acerca da pesquisa em educação e à formação do professor.
Área: Educação
Instituição de Financiamento: UNEB
ECuSS – Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade
Líderes: Josemar da Silva Martins / Paulo Ribeiro Soares Neto
Descrição: O grupo vem se reunindo e se constituindo desde o primeiro semestre de 2016, tendo realizado diversas reuniões com estudantes, pesquisadores e professores da rede de ensino da educação básica de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Em decorrência, alguns alunos definiram, pesquisaram e concluíram trabalhos dentro dos temas das linhas do grupo. Um desses trabalhos é um vídeo de três alunas que concluíram o curso de Pedagogia em 2016, chamado “Queimando Por Dentro”, sobre adoecimento de professores da rede municipal de ensino de Juazeiro. Inserimos uma mesa “Aproximando Escolas Diferenciadas”, no VI WORKSHOP NACIONAL EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO, ocorrido entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016, no DCH III/UNEB; outra mesa denominada “Mal Estar Docente” no VII WORKSHOP NACIONAL… ocorrido entre os dias 30/08 a 01/09 de 2017, no DCH III/UNEB. Realizamos o I Seminário de Escolas Diferenciadas e Educação Inclusiva entre os dias 17 e 18/10/2017.
Área: Educação
Instituição de Financiamento: UNEB
Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador
Líderes: Josenilton Nunes Vieira / Américo Júnior Nunes da Silva
Descrição: Realiza estudos no campo das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos aspectos formais, não formais e informais da Educação, no sentido de compreender as contribuições dos processos educativos para o desenvolvimento e a sustentabilidade das condições existenciais do ser humano em contextos semiáridos. Investiga ainda as condições concretas das dinâmicas formativas e os processos de profissionalização dos educadores que atuam nos diversos níveis e modalidades da Educação no Território de Desenvolvimento do Vale do São Francisco.
Área: Educação
Instituição de Financiamento: UNEB
Ecologia Humana
Líderes: Juracy Marques / Ronaldo Gomes Alvim
Descrição: Apesar de consolidada no mundo (Sociedade Norte-Americana de Ecologia Humana, Círculo Europeu de Ecologia Humana, Sociedade Alemã de Ecologia Humana, etc) as pesquisas em Ecologia Humana no Brasil ainda são bastante incipientes. Hoje, o mestrado em Ecologia Humana da UNEB é o primeiro do Brasil e um dos poucos da América Latina. A formação do grupo ajudará na consolidação desse campo de conhecimento em nosso país e nos possibilitará estabelecer novas relações de ensino, pesquisa e extensão com esses grupos internacionais que trabalham com a Ecologia Humana na contemporaneidade. O grupo também tem relações com a Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH) e com a Rede Latinoamericana de Ecologia Humana.
Área: Educação
Instituição de Financiamento: UNEB
Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME)
Líderes: Luiz Adolfo de Paiva Andrade / Cecílio Ricardo de Carvalho Bastos
Área: Comunicação
Instituição de Financiamento: UNEB
ITESI – Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário
Líderes: Geam Karlo Gomes / Peterson Martins Alves Araújo
Descrição: Realizar estudos inter, multi e transdisciplinares das várias expressões do imaginário do homem e de sua cultura através do intercruzamento entre áreas de conhecimento: Literatura, História, Educação, Antropologia cultural, Psicologia Analítica, Sociologia, Filosofia, Psicanálise e as Ciências das religiões.
Área: Letras
Instituição de Financiamento: UPE